• Brazilian Ghost

Conferências de música eletrônica são importantes para produtores?

Já se perguntou se realmente vale a pena gastar dinheiro, viajar e ir em busca de conhecimento nas palestras e workshops relacionados à música eletrônica?


Não se preocupe, você não é o único.


Ao decorrer do ano, acontecem grandes conferências focadas na música eletrônica em vários cantos do mundo, envolvendo todos os aspectos de mercado que são extremamente importantes para qualquer DJ e produtor musical - seja ele iniciante ou um profissional já estabelecido na cena.


Estas fontes de conhecimento apresentam diferentes painéis sobre tudo que se pode imaginar, desde os primeiros passos de uma carreira para quem quer se tornar um DJ ou produtor, até as reflexões detalhadas de grandes produtores de evento com suas visões para a indústria no futuro.


Um dos grandes pontos importantes em estar presente nestes eventos é o networking realizado com outros profissionais da cena eletrônica, onde os participantes tem a oportunidade de conhecer novos colegas de profissão.


Entre eles:


DJs e produtores musicais

Produtores de evento e donos de clubs

Bookers, managers, gestores de carreira e donos de agência

Designers, videomakers e fotógrafos

Assessores de imprensa e jornalistas

Donos de gravadoras e investidores

Especialistas em iluminação, desenvolvimento de palco e cenografia

Desenvolvedores de software, empresas de sound system e representantes das grandes marcas de equipamentos


E todo tipo de profissional relacionado à música eletrônica que se possa imaginar.



Vamos conhecer algumas das principais conferências de música eletrônica do mundo:


AMSTERDAM DANCE EVENT (Amsterdã, Holanda)

www.amsterdam-dance-event.nl/en/


O atual maior evento deste tipo no mundo é o Amsterdam Dance Event, ou apenas ADE, que acontece durante o mês de outubro em Amsterdã, na Holanda.


Tudo começou em 1995 como uma pequena conferência durando três dias.

Hoje, o ADE reúne os artistas mais influentes do mundo inteiro para debater, compartilhar e apreciar todos os assuntos do momento, mostrando as tendências do mercado e apresentando os novos recursos para os profissionais atuantes na indústria da música eletrônica.


O evento atrai pessoas de mais de 100 países, com quase 3.000 artistas, mais de 500 palestrantes e quase 200 locais espalhados pela cidade.


São cinco dias de conferência, incluindo painéis, workshops, showcases, meetings, apresentações e - claro - muitas festas!


Durante os dias de ADE, muitas marcas fortes aproveitam a concentração e o movimento dos participantes para realizar edições especiais dos grandes festivais, como o Awakenings, DGTL e Loveland, além de trabalhar inúmeros eventos de gravadoras como a Spinnin’ Records, DIYNAMIC, Defected, Toolroom e Drumcode.


O ADE cresce a cada ano, se firmando como o centro da indústria global da música eletrônica e refletindo todo o potencial deste mercado criativo e inovador, se tornando uma efervescente fonte de cultura e informação para os amantes da música eletrônica.


CURIOSIDADE: Durante o ADE, existem vários painéis relacionados ao ghost production, onde são discutidos todos os aspectos da profissão, positivos e negativos.

Já sabe tudo sobre ghost production? Se não, clique aqui e leia nosso artigo completo!



MIAMI MUSIC WEEK (Miami, Estados Unidos)

www.miamimusicweek.com


Quando o assunto é tendência na música eletrônica, o Miami Music Week tem um papel essencial no cenário.


A conferência que acontece anualmente normalmente durante o mês de março é uma das mais importantes do mundo.

Como o próprio nome já diz, o evento acontece durante uma semana em Miami, reunindo os principais players da cena eletrônica para trocarem figurinhas e muita informação.


As festas são de alto padrão, com showcases das maiores gravadoras do mundo e a presença dos artistas mais famosos do momento em ritmo constante de festa.


Imagine um lugar onde todos os seus DJs favoritos estão tocando, em eventos promovidos pelas próprias marcas, no clima pulsante e festivo de Miami. É quase um sonho, né?


Grandes marcas como o Coachella, Electric Daisy Carnival, Creamfields e Burning Man estão presentes, e o Ultra Music Festival aproveita para realizar sua principal edição anual.


Desde sua criação em 2011, o evento engloba o Winter Music Conference, consequentemente apresentando anualmente o prêmio IDMA (International Dance Music Awards), onde são nomeados, votados e premiados artistas, gravadoras e todas as grandes empresas voltadas para o music business.


Podemos dizer que o Miami Music Week possui uma perspectiva um pouco diferente do ADE, mas também resulta em um prato cheio para os amantes da música eletrônica que querem se maravilhar com as belezas da cena eletrônica mundial.



BRAZILIAN MUSIC CONFERENCE (São Paulo, Brasil)

Antigo Rio Music Conference

www.brazilmusicconference.com.br


O Brazilian Music Conference é a principal conferência de música eletrônica e entretenimento no Brasil.


Acontece atualmente em São Paulo, o principal polo brasileiro de negócios com padrão internacional, porém, nasceu no Rio de Janeiro.

O evento ganhou uma nova nomenclatura recentemente, antigamente era conhecido como Rio Music Conference (RMC).


Fundado em 2009 pelo empreendedor Claudio Rocha Miranda, o BRMC é o maior evento do tipo da América do Sul, responsável por impulsionar o desenvolvimento do cenário da música eletrônica no país há mais de uma década.


O encontro anual realiza também edições regionais por todo o país, explorando a pluralidade cultural e as peculiaridades mercadológicas de cada estado, passando por cidades como Brasília, Curitiba, Belém, Recife, Belo Horizonte e a capital paulista - onde se firmou em uma nova temporada.


Assim como as outras conferências famosas da música eletrônica, o BRMC conta com palestras, workshops e até mesmo um speed coaching, onde os participantes podem conversar diretamente com profissionais de diversas áreas do music business.


Com o objetivo de informar e fomentar a cena eletrônica no país, o BRMC agora disponibiliza o seu anuário em versão online. Uma coletânea que reúne tudo de importante que aconteceu durante o ano, com entrevistas exclusivas e muitas dicas para qualquer pessoa que deseja mergulhar no mundo da música eletrônica tratando-a como negócio.


A cereja do bolo é o Club Week: uma programação de festas e clubs durante a conferência, na qual os participantes possuem descontos e vantagens em várias casas noturnas pela cidade.


A conferência também realiza o Rio Music Carnival semanas depois da sua programação inicial, separando claramente as etapas do evento entre a parte de negócios e entretenimento, trazendo artistas consagrados como Tiësto, Armin van Buuren e Fatboy Slim.


Atualmente, o BRMC destaca as personalidades mais emblemáticas do mercado através de sua homenagem “Heads Of The Industry”.


Participar de um ambiente onde todos se interessam pela mesma coisa e trocam muitas informações é sempre renovador.


A música é uma linguagem universal, e, por aqui, todos nós falamos o mesmo idioma.


Que tal dar início HOJE aos primeiros passos de uma carreira bem sucedida na música eletrônica?


Clique aqui e descubra qual dos nossos serviços é o ideal para VOCÊ!

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Leia mais artigos: